Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ TaurusDB/ Guia de usuário/ Modificações de instância/ Configuração de políticas de dimensionamento automático
Atualizado em 2024-09-29 GMT+08:00

Configuração de políticas de dimensionamento automático

Cenários

Você pode configurar políticas de dimensionamento automático para suas instâncias de banco de dados de pagamento por uso e anuais/mensais na página Basic Information. Ao configurar políticas de dimensionamento automático, você pode ativar ou desativar Auto Scale-up ou Auto Scale-down. O tipo de dimensionamento inclui a alteração das especificações da instância ou o número de réplicas de leitura.

Restrições

  • Se a instância for cobrada anualmente/mensalmente, não será possível definir Scaling Type como Number of read replicas.
  • Para configurar políticas de dimensionamento automático, você deve ter a permissão iam:agencies:listAgencies. Se você não tiver essa permissão, crie uma política personalizada.
  • Para usar o dimensionamento automático, envie um tíquete de serviço escolhendo Service Tickets > Create Service Ticket no canto superior direito do console de gerenciamento.
  • A alteração das especificações da instância de banco de dados interromperá brevemente os serviços.
  • Se você quiser definir Scaling Type como Number of read replicas, deve haver apenas uma instância de proxy. Para mais detalhes, consulte Criação de uma instância de proxy.
  • O sistema excluirá ou adicionará réplicas de leitura. Para evitar que seus serviços sejam afetados, é aconselhável não usar um endereço IP de leitura para se conectar às suas aplicações.
  • O padrão de preço para o dimensionamento automático é o mesmo que para o dimensionamento manual. Para mais detalhes, consulte Cobrança.

Cobrança

  • Instâncias de pagamento por uso

    As especificações da instância e o número de réplicas de leitura podem ser alterados automaticamente.

    O preço é listado em uma base por hora, mas as contas são calculadas até o segundo. O pedido anterior se torna automaticamente inválido.

    Para exibir o custo incorrido pelo dimensionamento automático, escolha Billing Center > Billing Dashboard no canto superior direito do console de gerenciamento.

  • Instâncias anuais/mensais

    Somente as especificações da instância podem ser alteradas automaticamente.

    Você será cobrado pelas novas especificações. Para obter detalhes, consulte Detalhes do preço do GaussDB(for MySQL).

    Se as novas especificações forem menores do que as especificações que você comprou, o reembolso será devolvido automaticamente à sua conta. Você pode clicar em Billing Center no canto superior direito do console de gerenciamento e escolher Orders > My Orders no painel de navegação à esquerda para exibir os detalhes.

    Tabela 1 Descrição de preço para instâncias anuais/mensais

    Item de cobrança

    Descrição

    Especificações após o aumento de escala

    Você precisa pagar a seguinte taxa:

    Preço das novas especificações x Duração restante x Número de nós – Preço das especificações anteriores x Duração restante x Número de nós

    Observação: duração restante = número de dias restantes em um mês de calendário/número total de dias no mês de calendário

    Exemplo:

    Um cliente fez e pagou um pedido mensal de uma instância do GaussDB(for MySQL) em 1º de abril de 2023. A instância contém 2 nós e suas especificações são 2 vCPUs e 8 GB de memória. O período total da assinatura seria de 30 dias e a instância expiraria em 30 de abril de 2023. Em 18 de abril de 2023, as especificações da instância foram expandidas automaticamente para 4 vCPUs e 16 GB de memória. A duração restante é de 0,4 (12/30).

    O preço mensal das especificações novas é $290 USD e aquele das especificações anteriores é $145 USD, assim que você precisa pagar por $116 USD (290 x 0,4 x 2 – 145 x 0,4 x 2).

    Especificações após a redução de escala

    Para obter detalhes sobre preços, consulte Cancelamento de assinaturas.

Modificação de políticas de dimensionamento automático

  1. Faça logon no console de gerenciamento.
  2. Clique em no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
  3. Clique em no canto superior esquerdo da página, escolha Databases > GaussDB(for MySQL).
  4. Clique no nome da instância para acessar a página Basic Information. Na área DB Instance Information, clique em Modify ao lado do campo Auto Scaling.

    Figura 1 Modificação de políticas de dimensionamento automático

  5. Na caixa de diálogo exibida, configure os parâmetros necessários.

    Figura 2 Modificação das políticas de dimensionamento automático de uma instância de pagamento por uso

    Figura 3 Modificação das políticas de dimensionamento automático de uma instância anual/mensal

    Tabela 2 Configuração de parâmetros

    Parâmetro

    Descrição do parâmetro

    Auto Scale-up

    Você pode ativá-lo ou desativá-lo conforme necessário.

    Scaling Type

    • Especificações da instância
    • Número de réplicas de leitura
    NOTA:
    • Você pode selecionar um ou mais tipos de dimensionamento.
    • Para instâncias cobradas anualmente/mensalmente, o tipo de dimensionamento só pode ser definido como Instance specifications.

    Observation Period

    • Depois que a ampliação automática estiver ativada, se o sistema observar algum aumento no uso médio da CPU acima do valor predefinido, ele atualizará as especificações ou adicionará réplicas de leitura com base no tráfego de leitura e gravação. O sistema então entra em um período de silêncio.
    • O período mínimo de observação é de 5 minutos.

    Average CPU Usage

    Indica o limite para acionar um aumento automático de escala.

    Intervalo permitido: 50%–100%

    Max. Specifications

    Indica as especificações máximas após a ampliação automática final. As especificações só podem ser ampliadas gradualmente e o sistema entra no período de silêncio após cada aumento de escala.

    Max. Read Replicas

    Indica o número máximo de réplicas de leitura que uma instância de pagamento por uso pode conter. Apenas uma réplica de leitura pode ser adicionada de cada vez.

    Replica Read Weight

    Indica os pesos de leitura atribuídos para réplicas de leitura de uma instância de pagamento por uso.

    NOTA:

    Se você tiver ativado a divisão de leitura/gravação, as novas réplicas de leitura serão vinculadas automaticamente à instância do proxy.

    Auto Scale-down

    Você pode ativá-lo ou desativá-lo conforme necessário.

    NOTA:

    Uma vez que a redução automática é ativada, se o sistema observar um uso médio da CPU de 99% cai abaixo de 30% dentro do período de observação, ele gradualmente restaura a configuração original. O sistema entra em um período de silêncio após cada redução de escala.

    Silent Period

    O período de silêncio é o intervalo mínimo entre duas alterações (acionadas automaticamente ou manualmente), em que não podem ocorrer mais alterações.

  6. Clique em OK.

Visualização do histórico de alterações

  1. Faça logon no console de gerenciamento.
  2. Clique em no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
  3. Clique em no canto superior esquerdo da página, escolha Databases > GaussDB(for MySQL).
  4. Clique no nome da instância para acessar a página Basic Information. Na área DB Instance Information, clique em View Change History ao lado do campo Auto Scaling.
  5. Na caixa de diálogo exibida, visualize a hora de alteração, o tipo de alteração, o status, as especificações originais e as novas especificações.

    Figura 4 Visualização do histórico de alterações