Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/
Document Database Service/
Guia de usuário/
Ajuste de desempenho/
Desempenho de leitura e gravação
Atualizado em 2025-08-07 GMT+08:00
Desempenho de leitura e gravação
Itens de verificação comuns:
- Se a mensagem de erro Timeout for exibida no banco de dados, verifique se o número de conexões com a instância atinge o limite superior.
- Método de verificação: visualize a métrica de monitoramento para verificar se o número máximo de conexões ativas foi atingido.
- Solução: consulte O que posso fazer se o número de conexões de uma instância atingir o máximo?
- Verifique se a instância está conectada corretamente.
- Método de verificação: verifique se vários nós dds mongos numa instância de cluster estão ligados e se os nós primário e secundário numa instância de conjunto de réplicas estão ligados.
- Solução: se você se conectar a uma instância de cluster, conecte-se a vários nós dds mongos ao mesmo tempo para compartilhar a carga e melhorar a disponibilidade. Se você se conectar a uma instância do conjunto de réplicas, conecte-se aos nós primário e secundário. Isso melhora o desempenho de leitura e gravação e evita que erros sejam relatados quando os dados são gravados do cliente após uma alternância primária/em espera.
- Verifique se as métricas de monitoramento da instância estão normais.
- Método de verificação: visualize as métricas de monitoramento para verificar o uso da CPU e o uso da memória.
- Solução: se as métricas de CPU e memória forem anormais, verifique se a carga de serviço do cliente é muito centralizada ou se os dados da instância são muito intensivos. Se a carga de serviço do cliente for muito centralizada, otimize a arquitetura do cliente. Se os dados forem muito intensos, estilhace os dados.
- Verifique se há muitos logs de consulta lenta.
Método de verificação: para obter detalhes, consulte Exibição de logs de consulta lenta.
Solução: para obter detalhes, consulte Otimização de operação lenta.
Outras precauções:
- Durante a consulta, selecione apenas os campos que precisam ser retornados. Ao modificar dados, modifique apenas os campos que precisam ser modificados. Não armazene diretamente todas as modificações do objeto inteiro. Desta forma, a rede e as cargas de processamento são reduzidas.
- No mesmo cenário de serviço, reduza o número de interações com o banco de dados e os dados de consulta por vez, se possível.
- Em uma única instância, o número total de bancos de dados não pode exceder 200 e o número total de coleções não pode exceder 500.
- Antes de colocar um serviço on-line, execute um teste de carga para medir o desempenho do banco de dados em horários de pico.
- Não execute um grande número de transações simultâneas ao mesmo tempo ou deixe uma transação sem confirmação por um longo tempo.
- Antes que o serviço seja colocado online, execute o plano de consulta para verificar o desempenho da consulta para todos os tipos de consulta.
- Verifique a linha de base de desempenho das especificações da instância e analise se os requisitos de serviço atuais atingem o limite superior.
Tópico principal: Ajuste de desempenho
Feedback
Esta página foi útil?
Deixar um comentário
Obrigado por seus comentários. Estamos trabalhando para melhorar a documentação.
O sistema está ocupado. Tente novamente mais tarde.