Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2022-11-08 GMT+08:00

Comutação IP

Cenário

No momento, você não pode alterar o tipo de instância ao usar a função de modificação de especificação. Para modificar as especificações da instância ao alterar o tipo de instância, você pode executar a alternância de IP após a migração de dados. Ao alternar endereços IP, você também pode alterar a arquitetura AZ e CPU usada por uma instância.

  • Depois que a migração de dados online for concluída, você poderá alternar os endereços IP.
  • Os endereços de IP podem ser revertidos conforme necessário após a comutação.
  • A comutação IP é suportada apenas pelas instâncias do DCS Redis 4.0 e 5.0.
  • A comutação de IP é suportada apenas quando as instâncias de origem e de destino são instâncias do Redis na nuvem.

Pré-requisitos

  • Obtenha informações sobre as instâncias de origem e de destino. Para obter detalhes sobre a preparação de uma instância de destino, consulte Passo 2: Preparar a instância do DCS Redis de destino.
  • Certifique-se de que as instâncias de origem e de destino possam se comunicar umas com as outras. Para mais detalhes, consulte Passo 3: Verifique a rede.
  • As instâncias de destino e de origem devem usar a mesma porta.
  • A comutação IP só pode ser realizada quando as seguintes condições forem atendidas:
    • A comutação IP depende da função de migração de dados. Portanto, as instâncias de origem e de destino devem suportar a função de migração de dados. Para mais detalhes, consulte Tabela 1.
    • Tanto as instâncias de origem quanto as de destino são instâncias do Redis na nuvem.
    • Tabela 1 lista os cenários de comutação IP suportados.
      Tabela 1 Cenários de comutação IP

      Origem

      Alvo

      Divisão de nó único, principal/em espera ou leitura/gravação

      Nó único, principal/em espera, divisão de leitura/gravação ou cluster de proxy

      Cluster de proxy

      Nó único, principal/em espera, divisão de leitura/gravação ou cluster de proxy

Precauções para IP Switching

  1. A migração online será interrompida durante a comutação.
  2. As instâncias serão somente leitura por um minuto e desconectadas por vários segundos durante a comutação.
  3. Se o aplicativo não puder se reconectar ao Redis ou lidar com exceções, talvez seja necessário reiniciar o aplicativo após a comutação de IP.
  4. Se as instâncias de origem e de destino estiverem em sub-redes diferentes, as informações de sub-rede serão atualizadas após a comutação.
  5. Se a origem for uma instância principal/em espera, o endereço IP do nó em espera não será comutado. Certifique-se de que esse endereço IP não seja usado por seus aplicativos.
  6. Se seus aplicativos usarem um nome de domínio para se conectar ao Redis, o nome de domínio será usado para a instância de origem. Selecione Yes para Switch Domain Name.
  7. Certifique-se de que as senhas das instâncias de origem e de destino sejam as mesmas. Se forem diferentes, a verificação falhará após a troca.
  8. Se uma lista de permissões estiver configurada para a instância de origem, certifique-se de que a mesma lista de permissões esteja configurada para a instância de destino antes de alternar os endereços IP.

Alternando endereços IP

  1. Efetue login no console de DCS.
  2. Clique em no canto superior esquerdo do console de gerenciamento e selecione a região onde sua instância está localizada.
  3. No painel de navegação, escolha Data Migration.
  4. Clique em Create Online Migration Task.
  5. Informe o nome e a descrição da tarefa.
  6. Configure a VPC, a sub-rede e o grupo de segurança para a tarefa de migração.

    A VPC, a sub-rede e o grupo de segurança facilitam a migração. Certifique-se de que os recursos de migração possam acessar as instâncias do Redis de origem e de destino.

  7. Configure a tarefa de migração consultando Configurar a Tarefa de Migração Online. Defina Migration Type como Full + Incremental.
  8. Na página Online Migration, quando o status da tarefa de migração for alterado para Incremental migration in progress, escolha More > Switch IP na coluna Operation.
  9. Na caixa de diálogo Switch IP, selecione se deseja alternar o nome de domínio.

    • Se um nome de domínio for usado, comute-o. Caso contrário, você deverá modificá-lo no cliente.
    • Se nenhum nome de domínio for usado, o DNS das instâncias será atualizado.

  10. Clique em OK. A tarefa de comutação de endereços IP foi enviada com êxito. Quando o status da tarefa de migração for alterado para IP switched, a troca de endereço IP será concluída.

Rolling Back Endereços IP

Se você quiser alterar o endereço IP da instância para o endereço IP original, execute as seguintes operações:

  1. Efetue login no console de DCS.
  2. Clique em no canto superior esquerdo do console de gerenciamento e selecione a região onde sua instância está localizada.
  3. No painel de navegação, escolha Data Migration.
  4. Na página Online Migration, localize a linha que contém a tarefa de migração no estado IP switched, escolha More > Roll Back IP.
  5. Na caixa de diálogo de confirmação, clique em Yes. A tarefa de reversão do endereço IP foi enviada com sucesso. Quando o status da tarefa muda para IP rolled back, a reversão é concluída.