Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2022-11-08 GMT+08:00

Visão geral

No console do DCS, você pode fazer backup e restaurar instâncias do DCS.

Importância do backup de instância do DCS

Há uma pequena chance de que dados sujos possam existir em uma instância do DCS devido a exceções do sistema de serviço ou problemas no carregamento de dados de arquivos de persistência. Além disso, alguns sistemas exigem não apenas alta confiabilidade, mas também segurança de dados, restauração de dados e até armazenamento permanente de dados.

Atualmente, os dados em instâncias de DCS podem ser copiados para o OBS. Se uma instância do DCS apresentar defeito, os dados da instância poderão ser restaurados do backup para que a continuidade do serviço não seja afetada.

Modos de backup

As instâncias de DCS são compatíveis com os seguintes modos de backup:

  • Backup automático

    Você pode criar uma política de backup programada no console do DCS. Em seguida, os dados nas instâncias DCS escolhidas serão automaticamente copiados no horário programado.

    Você pode escolher os dias da semana em que o backup agendado será executado. Os dados de backup serão mantidos por no máximo sete dias. Os dados de backup com mais de sete dias serão automaticamente excluídos.

    O objetivo principal dos backups automatizados é criar réplicas de dados completas de instâncias de DCS para que a instância possa ser restaurada rapidamente, se necessário.

  • Backup manual

    As solicitações de backup também podem ser emitidas manualmente. Em seguida, os dados nas instâncias DCS escolhidas serão permanentemente copiados para o OBS. Os dados de backup podem ser excluídos manualmente.

    Antes de executar operações de alto risco, como manutenção ou atualização do sistema, faça backup dos dados da instância do DCS.

Informações adicionais sobre backup de dados

  • Tipos de instância
    • Redis: Somente instâncias principal/em espera, cluster de proxy, cluster do Redis e de divisão de leitura/gravação podem ser armazenadas em backup e restauradas, enquanto instâncias de nó único não podem. No entanto, você pode exportar dados de uma instância de nó único para um arquivo RDB usando redis-cli. Para obter detalhes, consulte Como exportar dados de instância do DCS Redis?
    • Memcached: Somente as instâncias principal/em espera podem ser armazenadas em backup e restauradas, enquanto as instâncias de nó único não podem.
  • Mecanismos de backup

    O DCS for Redis 3.0 mantém os dados em arquivos AOF. Os DCS para Redis 4.0 e 5.0 mantêm os dados em arquivos RDB ou AOF no modo de backup manual e em arquivos RDB no modo de backup automático.

    Para exportar arquivos de backup RDB de instâncias do DCS Redis 3.0, execute o comando redis-cli -h {redis_address} -p 6379 [-a {password}] --rdb {output.rdb} no redis-cli.

    • O DCS for Redis 3.0 não é mais fornecido. Em vez disso, você pode usar o DCS for Redis 4.0 ou 5.0.
    • Para uma instância do DCS Redis 3.0 de nó único na qual o comando SYNC pode ser executado, você pode executar esse comando para exportar o arquivo RDB. Para uma instância do Cluster de Proxy DCS Redis 3.0, o comando SYNC não pode ser executado devido à arquitetura. Portanto, o arquivo RDB não pode ser exportado.

    As tarefas de backup são executadas em nós de cache em espera. O backup dos dados da instância do DCS é feito ao compactar e armazenar os arquivos de persistência de dados do nó de cache em espera para o OBS.

    O DCS verifica as políticas de backup da instância uma vez por hora. Se uma política de backup for correspondida, o DCS executará uma tarefa de backup para a instância do DCS correspondente.

  • Impacto nas instâncias de DCS durante o backup

    As tarefas de backup são executadas em nós de cache em espera, sem incorrer em tempo de inatividade.

    No caso de sincronização completa de dados ou carga pesada de instância, leva alguns minutos para concluir a sincronização de dados. Se o backup da instância for iniciado antes da conclusão da sincronização de dados, os dados de backup ficarão um pouco atrás dos dados no nó do cache principal.

    Durante o backup da instância, o nó de cache em espera deixa de persistir as alterações mais recentes nos arquivos de disco. Se novos dados forem gravados no nó de cache principal durante o backup, o arquivo de backup não conterá os novos dados.

  • Tempo de backup

    É aconselhável fazer backup dos dados da instância durante períodos fora de pico.

  • Armazenamento e preço dos arquivos de backup

    Os arquivos de backup são armazenados no OBS.

    A DCS fornece o serviço de backup gratuito, mas as cobranças do OBS serão incorridas pela quantidade e pelo período em que o espaço de armazenamento é consumido.

  • Tratamento de exceções no backup programado

    Se uma tarefa de backup agendada for acionada enquanto a instância do DCS estiver reiniciando ou sendo ampliada, a tarefa de backup agendada será executada no próximo ciclo.

    Se o backup de uma instância do DCS falhar ou o backup for adiado porque outra tarefa está em andamento, o DCS tentará fazer o backup da instância no próximo ciclo. Um máximo de três tentativas são permitidas dentro de um único dia.

  • Período de retenção de dados de backup

    Os arquivos de backup agendados são retidos por até sete dias. Você pode configurar o período de retenção. No final do período de retenção, a maioria dos arquivos de backup da instância do DCS será excluída automaticamente, mas pelo menos um arquivo de backup será mantido.

    Os arquivos de backup manuais são mantidos permanentemente e precisam ser excluídos manualmente.

restauração de dados

  • Processo de restauração de dados
    1. Você pode iniciar uma solicitação de restauração de dados usando o console do DCS.
    2. O DCS obtém o arquivo de backup do OBS.
    3. A leitura/gravação na instância do DCS é suspensa.
    4. O arquivo de persistência de dados original do nó de cache principal é substituído pelo arquivo de backup.
    5. O novo arquivo de persistência de dados (ou seja, o arquivo de backup) é recarregado.
    6. Os dados são restaurados e a instância do DCS começa a fornecer o serviço de leitura/gravação novamente.
  • Impacto nos sistemas de serviço

    As tarefas de restauração são executadas em nós de cache principal. Durante a restauração, os dados não podem ser gravados ou lidos de instâncias.

  • Tratamento de exceções de restauração de dados

    Se um arquivo de backup estiver corrompido, o DCS tentará corrigir o arquivo de backup ao restaurar os dados da instância. Se o arquivo de backup for corrigido com êxito, a restauração prosseguirá. Se o arquivo de backup não puder ser corrigido, a instância do DCS principal/em espera será alterada de volta para o estado em que estava antes da restauração de dados.