Executando um switchover principal/em espera
No console de DCS, você pode alternar manualmente os nós principais e em espera de uma instância de DCS principal/em espera. Essa operação é usada para fins especiais, por exemplo, liberar todas as conexões de serviço ou encerrar as operações de serviço em andamento.
Para executar uma alternância manual para uma instância de Cluster de Proxy ou Cluster do Redis DCS Redis 4.0 ou 5.0, acesse a página Shards and Replicas da instância. Para mais detalhes, consulte Gerenciando Fragmentos e Réplicas.
- Durante a alternância principal/em espera, os serviços serão interrompidos por até 10 segundos. Antes de executar essa operação, verifique se o aplicativo suporta o restabelecimento da conexão em caso de desconexão.
- Durante uma alternância de nó principal/em espera, uma grande quantidade de recursos será consumida para sincronização de dados entre os nós principais e nós em espera. É aconselhável realizar esta operação fora do horário de pico.
- Os dados dos nós principais e em espera são sincronizados de forma assíncrona. Portanto, uma pequena quantidade de dados que está sendo operada durante o switchover pode ser perdida.
Pré-requisitos
A instância DCS para a qual você deseja executar uma alternância principal/em espera está no estado Running.
Procedimento
- Efetue login no console de DCS.
- Clique em no canto superior esquerdo do console de gerenciamento e selecione a região onde sua instância está localizada.
- No painel de navegação, escolha Cache Manager.
- Na coluna Operation da instância, escolha More > Master/Standby Switchover.