Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-11-28 GMT+08:00

Snapshots e backups

O CCE trabalha com o EVS para suportar snapshots. Um snapshot é uma cópia ou imagem completa dos dados do disco EVS em um determinado ponto do tempo, o que é de grande ajuda para a DR de dados.

Você pode criar snapshots para salvar rapidamente os dados do disco em um determinado momento. Além disso, você pode usar snapshots para criar novos discos para que os discos criados contenham os dados do snapshot no início.

Precauções

  • A função snapshot está disponível apenas para clusters v1.15 ou posterior e requer o complemento everest baseado em CSI.
  • O subtipo (I/O comum, I/O alta ou I/O ultra-alta), modo de disco (SCSI ou VBD), criptografia de dados, estado de partilha, e a capacidade de um disco EVS criado a partir de um snapshot deve ser a mesma do disco associado ao snapshot. Esses atributos não podem ser modificados após serem consultados ou definidos.
  • Snapshots podem ser criados apenas para discos EVS disponíveis ou em uso, e um máximo de sete snapshots podem ser criados para um único disco EVS.
  • Snapshots só podem ser criados para PVCs criadas usando a classe de armazenamento (cujo nome começa com csi) fornecida pelo complemento everest. Não é possível criar instantâneos para PVCs criadas usando a classe de armazenamento Flexvolume cujo nome é ssd, sas ou sata.
  • Os dados de snapshot de discos criptografados são armazenados criptografados, e os de discos não criptografados são armazenados não criptografados.

Cenários

O recurso de snapshot ajuda a atender às suas necessidades a seguir:

  • Backup de dados de rotina

    Você pode criar snapshots para discos em tempo hábil e usar snapshots para recuperar seus dados no caso de perda de dados ou inconsistência de dados ocorrer devido a operações incorretas, vírus ou ataques.

  • Rápida restauração de dados

    Você pode criar um snapshot ou vários snapshots antes de uma atualização de software de aplicação ou de uma migração de dados de serviço. Se ocorrer uma exceção durante a atualização ou migração, os dados do serviço poderão ser restaurados rapidamente para o ponto de tempo em que o instantâneo foi criado.

    Por exemplo, ocorreu uma falha no disco do sistema A do ECS A e, portanto, o ECS A não pode ser iniciado. Como o disco A do sistema já está com defeito, os dados no disco A do sistema não podem ser restaurados revertendo snapshots. Nesse caso, você pode usar um snapshot existente do disco do sistema A para criar o disco B do EVS e anexá-lo ao ECS B que esteja sendo executado corretamente. Em seguida, o ECS B pode ler dados do disco do sistema A usando o disco B do EVS.

    O recurso de snapshot fornecido pelo CCE é o mesmo que a função de snapshot da CSI fornecida pela comunidade do Kubernetes. Os discos EVS podem ser criados apenas com base em snapshots, e os snapshots não podem ser revertidos para discos EVS de origem.

  • Rápida implementação de vários serviços

    Você pode usar um snapshot para criar vários discos EVS contendo os mesmos dados iniciais, e esses discos podem ser usados como recursos de dados para vários serviços, por exemplo, mineração de dados, consulta de relatórios e desenvolvimento e teste. Esse método protege os dados iniciais e cria discos rapidamente, atendendo aos requisitos de dados de serviço diversificados.

Criação de um snapshot

Usar o console do CCE

  1. Efetue logon no console do CCE.
  2. Clique no nome do cluster para acessar o console do cluster. Escolha Storage no painel de navegação e clique na guia Snapshots and Backups.
  3. Clique em Create Snapshot no canto superior direito. Na caixa de diálogo exibida, defina os parâmetros relacionados.

    • Snapshot Name: insira um nome de snapshot.
    • Storage: selecione uma PVC do EVS.

  4. Clique em Create.

Usar YAML

kind: VolumeSnapshot
apiVersion: snapshot.storage.k8s.io/v1beta1
metadata:
  finalizers:
    - snapshot.storage.kubernetes.io/volumesnapshot-as-source-protection
    - snapshot.storage.kubernetes.io/volumesnapshot-bound-protection
  name: cce-disksnap-test   # Snapshot name
  namespace: default
spec:
  source:
    persistentVolumeClaimName: pvc-evs-test     # PVC name. Only an EVS PVC can be selected.
  volumeSnapshotClassName: csi-disk-snapclass

Usar um snapshot para criar uma PVC

O tipo de disco, a configuração de criptografia e o modo de disco da PVC do EVS criado são consistentes com os do disco EVS de origem do snapshot.

Usar o console do CCE

  1. Efetue logon no console do CCE.
  2. Clique no nome do cluster para acessar o console do cluster. Escolha Storage no painel de navegação e clique na guia Snapshots and Backups.
  3. Localize o snapshot que deseja usar para criar uma PVC, clique em Create PVC e configure os parâmetros de PVC na caixa de diálogo exibida.

    • PVC Name: insira um nome da PVC.
    • Resource Tag: as tags de recurso podem ser adicionadas para classificar recursos, o que é suportado apenas quando a versão de everest no cluster é 2.1.39 ou posterior.

      Você pode criar tags predefinidas no console do TMS. As tags predefinidas estão disponíveis para todos os recursos que suportam tags. Você pode usar tags predefinidas para melhorar a criação de tag e a eficiência da migração de recursos. Para obter detalhes, consulte Criação de tags predefinidas.

      O CCE cria automaticamente as tags de sistema CCE-Cluster-ID={Cluster ID}, CCE-Cluster-Name={Cluster name} e CCE-Namespace={Namespace name}. Essas tags não podem ser modificadas.

  4. Clique em Create.

Usar YAML

apiVersion: v1
kind: PersistentVolumeClaim
metadata:
  name: pvc-test
  namespace: default
  annotations:
    everest.io/disk-volume-type: SSD     # EVS disk type, which must be the same as that of the snapshot's source EVS disk.
  labels:
    failure-domain.beta.kubernetes.io/region: <your_region>   # Replace the region with the one where the EVS disk is located.
    failure-domain.beta.kubernetes.io/zone: <your_zone>       # Replace the AZ with the one where the EVS disk is located.
spec:
  accessModes:
  - ReadWriteOnce
  resources:
    requests:
      storage: 10Gi
  storageClassName: csi-disk
  dataSource:
    name: cce-disksnap-test             # Snapshot name
    kind: VolumeSnapshot
    apiGroup: snapshot.storage.k8s.io