Visão geral de FlexVolume
No armazenamento de contêineres, você pode usar diferentes tipos de volumes e montá-los em contêineres em pods quantos desejar.
No CCE, o armazenamento de contêineres é apoiado por objetos nativos do Kubernetes, como hostPath, segredo e ConfigMap e por serviços de armazenamento em nuvem.
Os clusters do CCE 1.13 e versões anteriores usam o complemento storage-driver para se conectar a serviços de armazenamento em nuvem para dar suporte ao driver de FlexVolume do Kubernetes para armazenamento de contêiner. O driver de FlexVolume foi preterido em favor da Interface de armazenamento de contêiner (CSI). O complemento everest para CSI é instalado em clusters do CCE de 1.15 e versões posteriores por padrão. Para mais detalhes, consulte Visão geral.
- Em clusters de CCE anteriores ao Kubernetes 1.13, a expansão de capacidade de ponta a ponta do armazenamento de contêineres não é suportada, e a capacidade de PVC é inconsistente com a capacidade de armazenamento.
- Em um cluster v1.13 ou anterior, quando uma atualização ou correção de bug estiver disponível para funcionalidades de armazenamento, você só precisará instalar ou atualizar o complemento storage-driver. Não é necessário atualizar o cluster ou criar um cluster.
Restrições
- Para clusters criados no CCE, o Kubernetes v1.15.11 é uma versão de transição na qual o plug-in de FlexVolume (storage-driver) é compatível com o plug-in de CSI (everest). Clusters de v1.17 e versões posteriores não suportam mais o FlexVolume. Use o complemento everest.
- O plug-in de FlexVolume storage-driver será mantido pelos desenvolvedores do Kubernetes, mas novas funcionalidades serão adicionadas apenas a Armazenamento do contêiner do CCE (Everest) da CSI. Não crie mais armazenamento que acesse o storage-driver de FlexVolume no CCE. Caso contrário, os recursos de armazenamento podem não funcionar corretamente.
Verificar complementos de armazenamento
- Efetue logon no console do CCE.
- Na árvore de navegação à esquerda, clique em Add-ons.
- Clique na guia Add-on Instance.
- Selecione um cluster no canto superior direito. O complemento de armazenamento padrão instalado durante a criação do cluster é exibido.