Atualização in-loco
Você pode atualizar seus clusters para uma versão mais recente no console do CCE.
Antes da atualização, saiba mais sobre a versão de destino para a qual cada cluster do CCE pode ser atualizado de que maneiras e os impactos da atualização. Para mais detalhes, veja Visão geral de atualização e Antes de começar.
Descrição
- Uma atualização in-loco atualiza os componentes do Kubernetes em nós de cluster, sem alterar a versão do sistema operacional.
- Os nós do plano de dados são atualizados em lotes. Por padrão, eles são priorizados com base em sua CPU, memória e PodDisruptionBudgets (PDBs). Você também pode definir as prioridades de acordo com seus requisitos de serviço.
Precauções
- Durante a atualização do cluster, o sistema atualizará automaticamente os complementos para uma versão compatível com a versão do cluster de destino. Não desinstale ou reinstale complementos durante a atualização do cluster.
- Antes da atualização, certifique-se de que todos os complementos estejam em execução. Se um complemento não for atualizado, corrija a falha e tente novamente.
- Durante a atualização, o CCE verifica o status de execução do complemento. Alguns complementos (como CoreDNS) exigem pelo menos dois nós para serem executados normalmente. Nesse caso, pelo menos dois nós devem estar disponíveis para a atualização.
- Se uma mensagem de falha de atualização for exibida durante a atualização do cluster, corrija a falha conforme solicitado e tente novamente. Se as tentativas de atualização falharem novamente, envie um tíquete de serviço para obter assistência.
Para obter mais informações, consulte Antes de começar.
Procedimento
A atualização do cluster passa por verificação, backup, configuração e atualização e verificação.
- Efetue logon no console do CCE e clique no nome do cluster para acessar o console do cluster.
- No painel de navegação, escolha Cluster Upgrade.
- Execute a verificação de pré-atualização. Clique em Start Check e confirme a verificação. Se houver itens anormais ou arriscados no cluster, trate as exceções com base nos resultados da verificação exibidos na página e verifique novamente.
- Exceptions: visualize a solução exibida na página, trate as exceções e verifique novamente.
- Risk Items: podem afetar a atualização do cluster. Verifique a descrição do risco e veja se você pode ser afetado. Se não houver risco, clique em OK ao lado do item de risco para ignorar manualmente esse item de risco e verifique novamente.
Depois que a verificação for aprovada, clique em Next: Back Up.
- (Opcional) Faça backup manual dos dados do cluster. O backup dos dados é feito durante a atualização seguindo uma política padrão. Você pode clicar em Back Up para fazer backup manual dos dados. Se você não precisar fazer backup dos dados manualmente, clique em Next: Configure & Upgrade.
O backup manual fará backup de todo o nó principal. O processo de backup usa o serviço Cloud Backup and Recovery (CBR) e leva cerca de 20 minutos. Se houver muitas tarefas de backup em nuvem no site atual, o backup pode demorar mais tempo. O cluster não pode ser atualizado durante o backup.
- Configure os parâmetros de upgrade.
- Add-on Upgrade Configuration: os complementos que foram instalados no cluster são listados. Durante a atualização do cluster, o sistema atualiza automaticamente os complementos para serem compatíveis com a versão do cluster de destino. Você pode clicar em Set para redefinir os parâmetros do complemento.
Se um ponto vermelho for exibido à direita de um complemento, o complemento é incompatível com a versão do cluster de destino. Durante a atualização, o complemento será desinstalado e, em seguida, reinstalado. Certifique-se de que os parâmetros do complemento estejam configurados corretamente.
- Node Upgrade Configuration: você pode definir o número máximo de nós a serem atualizados em um lote.
- Node Priority: você pode definir prioridades para os nós a serem atualizados. Se você não definir esse parâmetro, o sistema determinará os nós a serem atualizados em lotes com base em condições específicas. Antes de definir a prioridade de atualização do nó, selecione um pool de nós. Os nós e os pools de nós serão atualizados de acordo com as prioridades que você especificar.
- Add Upgrade Priority: adicionar prioridades de atualização para pools de nós.
- Add Node Priority: depois de adicionar uma prioridade de pool de nós, você pode definir a sequência de upgrade de nós no pool de nós. O sistema atualiza os nós na sequência especificada. Se você ignorar essa configuração, o sistema atualizará os nós com base na política padrão.
- Add-on Upgrade Configuration: os complementos que foram instalados no cluster são listados. Durante a atualização do cluster, o sistema atualiza automaticamente os complementos para serem compatíveis com a versão do cluster de destino. Você pode clicar em Set para redefinir os parâmetros do complemento.
- Após a conclusão da configuração, clique em Upgrade e confirme a atualização. O cluster começa a ser atualizado. Você pode ver o processo na parte inferior da página.
Durante a atualização, você pode clicar em Suspend à direita para suspender a atualização do cluster. Para continuar a atualização, clique em Continue. Quando a barra de progresso atinge 100%, a atualização do cluster está concluída.
Se uma mensagem de falha de atualização for exibida durante a atualização do cluster, corrija a falha conforme solicitado e tente novamente.
- Após a conclusão da atualização, clique em Next: Verify. Verifique a atualização com base nos itens de verificação exibidos. Depois de confirmar que todos os itens de verificação estão normais, clique em Complete e confirme se a verificação pós-atualização está concluída.
Você pode verificar a versão do Kubernetes do cluster na página Clusters.