Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-11-28 GMT+08:00

Gerenciamento de namespaces

Usar namespaces

  • Ao criar uma carga de trabalho, você pode selecionar um namespace para isolar recursos ou usuários.
  • Ao consultar cargas de trabalho, você pode selecionar um namespace para exibir todas as cargas de trabalho no namespace.

Isolar namespaces

  • Isolar namespaces por ambiente

    Uma aplicação geralmente passa pelos estágios de desenvolvimento, depuração conjunta e teste antes de ser lançado. Nesse processo, as cargas de trabalho implementadas em cada ambiente (estágio) são as mesmas, mas são definidas logicamente. Existem duas maneiras de defini-los:

    • Agrupe-os em diferentes clusters para diferentes ambientes.

      Os recursos não podem ser compartilhados entre diferentes clusters. Além disso, os serviços em diferentes ambientes podem acessar uns aos outros apenas por meio do balanceamento de carga.

    • Agrupe-os em diferentes namespaces para diferentes ambientes.

      Cargas de trabalho no mesmo namespace podem ser acessadas mutuamente usando o nome do Serviço. O acesso entre namespaces pode ser implementado usando o nome do Serviço ou o nome do namespace.

      A figura a seguir mostra os namespaces criados para os ambientes de desenvolvimento, depuração conjunta e teste, respectivamente.

      Figura 1 Um namespace para um ambiente
  • Isolar namespaces por aplicação

    É aconselhável usar esse método se um grande número de cargas de trabalho for implementado no mesmo ambiente. Por exemplo, na figura a seguir, diferentes namespaces (APP1 e APP2) são criados para gerenciar logicamente cargas de trabalho como grupos diferentes. As cargas de trabalho no mesmo namespace acessam umas às outras usando o nome do Serviço, e as cargas de trabalho em namespaces diferentes acessam umas às outras usando o nome do Serviço ou o nome do namespace.

    Figura 2 Agrupamento de cargas de trabalho em diferentes namespaces

Gerenciar rótulos de namespace

  1. Efetue logon no console do CCE e clique no nome do cluster para acessar o console do cluster. No painel de navegação, escolha Namespaces.
  2. Localize a linha que contém o namespace de destino e escolha More > Manage Label na coluna Operation.
  3. Na caixa de diálogo exibida, os rótulos existentes do namespace são exibidos. Modifique os rótulos conforme necessário.

    • Adicionar um rótulo: clique no ícone de adicionar, insira a chave e o valor do rótulo a ser adicionado e clique em OK.

      Por exemplo, a chave é project e o valor é cicd, indicando que o namespace é usado para implementar o CICD.

    • Excluir um rótulo: clique ao lado do rótulo a ser excluído e, em seguida, em OK.
    Figura 3 Adicionar ou excluir um rótulo de namespace

  4. Alterne para a caixa de diálogo Manage Label novamente e verifique os rótulos modificados.

Excluir um namespace

Se um namespace for excluído, todos os recursos (como cargas de trabalho, tarefas e ConfigMaps) nesse namespace também serão excluídos. Tenha cuidado ao excluir um namespace.

  1. Efetue logon no console do CCE e acesse o console do cluster.
  2. Escolha Namespaces no painel de navegação. Na página exibida, clique em More na linha do namespace de destino e escolha Delete.

    Siga os prompts para excluir o namespace. Os namespaces padrão não podem ser excluídos.