Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-11-28 GMT+08:00

web-terminal (EOM)

O complemento web-terminal é um servidor de terminal leve que permite usar kubectl na interface do usuário da web. Ele fornece uma interface de linha de comando remota (CLI) via navegador da Web e HTTP, e pode ser facilmente integrado a um sistema independente. Você pode acessar diretamente o complemento como um serviço para obter informações e fazer logon em um servidor através de cmdb.

O web-terminal pode ser executado em todos os sistemas operacionais suportados pelo Node.js e não depende de módulos locais. É rápido e fácil de instalar e suporta várias sessões.

Comunidade de código aberto: https://github.com/rabchev/web-terminal

Restrições

  • Esse complemento só pode ser instalado em clusters da v1.21 ou anterior. Clusters de Arm não são suportados.
  • web-terminal não é mais evoluído. Use o CloudShell em vez disso.
  • Ao instalar o web-terminal para usar o kubectl, você deve fazer logon usando sua conta na nuvem ou como um usuário do IAM com a permissão CCE Administrator. Para obter detalhes sobre como controlar a permissão de kubectl, consulte Controle de permissões de web-terminal.
  • O complemento web-terminal pode ser usado somente após a instalação de CoreDNS em um cluster.

Precauções

O complemento web-terminal pode ser usado para gerenciar clusters do CCE. Mantenha a senha de logon segura para evitar operações inesperadas.

Instalar o complemento

  1. Efetue logon no console do CCE e clique no nome do cluster para acessar o console do cluster. Escolha Add-ons no painel de navegação, localize web-terminal à direita e clique em Install.
  2. Configure os seguintes parâmetros:

    • Access Mode: o valor é fixado em NodePort. O complemento web-terminal é acessado no modo NodePort por padrão e só pode ser usado se qualquer nó no cluster tiver um EIP. Se esse tipo de acesso for selecionado, um EIP deve ser vinculado ao cluster onde o web-terminal será instalado.
    • Username: o valor padrão é root e não pode ser alterado.
    • Password: senha para fazer logon no web-terminal. Mantenha segura a senha. O complemento web-terminal pode ser usado para gerenciar clusters do CCE. Mantenha a senha de logon segura para evitar operações inesperadas.
    • Confirm Password: insira a nova senha novamente.

  3. Clique em Install.

Conexão a um cluster usando o complemento web-terminal

  1. Efetue logon no console do CCE e clique no nome do cluster para acessar o console do cluster. Escolha Add-ons no painel de navegação.
  2. Encontre web-terminal à direita e clique em Access.

Controle de permissões de web-terminal

Depois que o web-terminal é instalado, o kubectl usa cluster-admin de ClusterRole por padrão e pode operar recursos do Kubernetes no cluster. Para alterar para outro ClusterRole manualmente, você pode executar kubectl edit clusterrolebinding web-terminal para modificar a ServiceAccount do web-terminal.

Para obter detalhes sobre ClusterRole e o ClusterRoleBinding consulte Permissões de namespace (com base no RBAC do Kubernetes).

  • Permissões de web-terminal configuradas manualmente podem ser redefinidas depois que o complemento web-terminal é atualizado. É aconselhável fazer backup das configurações antes da atualização.
  • Antes de usar o kubectl para modificar ClusterRoleBindings, verifique se o kubectl foi configurado com as permissões necessárias.