O que fazer se os dados do sistema de arquivos montados em dois servidores não estiverem sincronizados?
Sintoma
Quando o sistema de arquivos C é montado no servidor A e no servidor B, há um atraso na sincronização do arquivo com o servidor B depois que ele é carregado no servidor A. No entanto, não há atraso quando o arquivo é carregado para o servidor B separadamente.
Diagnóstico de falha
Adicione noac, lookupcache=none ao comando de montagem.
A opção noac desabilita o cache do atributo de arquivo e força a sincronização de gravação. Por padrão, as informações de atributo de arquivo de um cliente de NFS são armazenadas em cache usando a opção ac para melhorar o desempenho, e o cliente verifica as informações de atributo de arquivo periodicamente e as atualiza se houver alterações. Dentro do período de validade do cache, o cliente não verifica se as informações de atributos de arquivo no servidor são alteradas. Por padrão, o valor desta opção é ac. Ajuste-o para noac.
A opção lookupcache está relacionada ao cache de entrada de diretório e o valor pode ser all, none, pos ou positive. Com lookupcache=none, o cliente não confia nos resultados positivos nem negativos da pesquisa. Desta forma, o cache de pesquisa é desabilitado.
Solução
- Desmonte o sistema de arquivos se ele tiver sido montado. Para obter detalhes, consulte Desmontagem de um sistema de arquivos.
- Prepare-se para a montagem consultando Montagem de um sistema de arquivos NFS para ECSs.
- Execute o seguinte comando para montar o sistema de arquivos:
mount -t nfs -o vers=3,timeo=600,noac,lookupcache=none,noresvport,nolock Shared path Local path