Montagem de um sistema de arquivos automática
As informações de montagem do sistema de arquivos podem ser perdidas depois que um servidor é reiniciado. Você pode configurar a montagem automática para o servidor para evitar a perda de informações de montagem.
Restrições
Como as sequências de inicialização do serviço em diferentes sistemas operacionais variam, alguns servidores que executam o CentOS podem não suportar os seguintes esquemas de montagem automática. Nesse caso, monte manualmente o sistema de arquivos.
Procedimento (Linux)
- Efetue logon no ECS como usuário root.
- Execute o comando vi /etc/fstab para editar o arquivo /etc/fstab.
No final do arquivo, adicione as informações do sistema de arquivos, por exemplo:
Mount point /local_path nfs vers=3,timeo=600,nolock 0 0
Substitua Mount point e /local_path por valores reais. Você pode obter o ponto de montagem na coluna Mount Address do sistema de arquivos. Cada registro no arquivo /etc/fstab corresponde a uma montagem. Cada registro tem seis campos, conforme descrito em Descrições do campo.
Para um desempenho ideal do sistema, configure as informações do sistema de arquivos com base no exemplo de configuração anterior. Se necessário, você pode personalizar parte dos parâmetros de montagem. No entanto, a personalização pode afetar o desempenho do sistema.
- Pressione Esc, insira :wq e pressione Enter para salvar e sair.
Após a conclusão das configurações anteriores, o sistema lê as informações de montagem do arquivo /etc/fstab para montar automaticamente o sistema de arquivos quando o ECS for reiniciado.
- (Opcional) Execute o seguinte comando para exibir o conteúdo atualizado do arquivo /etc/fstab:
cat /etc/fstab
Figura 1 mostra o conteúdo atualizado do arquivo.
- Se a montagem automática falhar devido a um problema de rede, adicione o parâmetro sleep e uma hora antes do comando de montagem no arquivo rc.local e monte o sistema de arquivos depois que o serviço de NFS for iniciado.
sleep 10s && sudo mount -t nfs -o vers=3,timeo=600,noresvport,nolock Mount point/local_path
Descrições do campo
Tabela 1 descreve os campos de montagem.
Campo |
Descrição |
---|---|
Mount point |
Monte o objeto, ou seja, o ponto de montagem do sistema de arquivos a ser montado. Defina este parâmetro para o ponto de montagem no comando mount que é usado em Montagem de um sistema de arquivos NFS para ECSs (Linux). |
/local_path |
Ponto de montagem, ou seja, o diretório criado no ECS para montar o sistema de arquivos. Defina este parâmetro para o caminho local no comando mount usado em Montagem de um sistema de arquivos NFS para ECSs (Linux). |
nfs |
Tipo de montagem, ou seja, sistema de arquivos ou tipo de partição. Defina-o para nfs. |
vers=3,timeo=600,nolock |
Opções de montagem, usadas para definir parâmetros de montagem. Use vírgulas (,) para separar entre várias opções.
|
0 |
Escolha se deseja fazer backup de sistemas de arquivos usando o comando dump.
|
0 |
Escolha se deseja verificar os sistemas de arquivos usando o comando fsck quando o ECS estiver iniciando e especifique a sequência para verificar os sistemas de arquivos.
|
Procedimento (Windows)
Verifique se um cliente de NFS foi instalado no servidor de destino antes de montar. Esta seção usa o Windows Server 2012 como um exemplo para descrever como montar um sistema de arquivos.
- Efetue logon no ECS.
- Antes de montar o sistema de arquivos, crie um script chamado auto_mount.bat, salve o script em um host local e registre o caminho de salvamento. O script contém o seguinte conteúdo:
mount -o nolock mount point corresponding drive letter
Figura 2 Salvar o script
Por exemplo, o script auto_mount.bat de um sistema de arquivos contém o seguinte conteúdo:
Para sistemas de arquivos do SFS Capacity-Oriented: mount -o nolock mount point X:
Para sistemas de arquivos do SFS Turbo: mount -o nolock -o casesensitive=yes IP address:/! X:
- Você pode copiar o comando de montagem do sistema de arquivos do console.
- Depois que o script for criado, execute-o manualmente no Prompt de comando para garantir que o script possa ser executado com êxito. Se você puder visualizar o sistema de arquivos em This PC após a execução do script, o script poderá ser executado corretamente.
- Este script .bat não pode ser armazenado no mesmo caminho em 3 que armazena o arquivo .vbs. Neste exemplo, o script .bat é armazenado em C:\test\.
- Crie um arquivo .txt cujo nome é XXX.vbs e salve o arquivo no diretório C:\Users\Administrator\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup. O arquivo contém o seguinte conteúdo:
set ws=WScript.CreateObject("WScript.Shell") ws.Run "Local path and script name of the auto_mount.bat script /start", 0
Figura 3 Criar arquivo .vbs
Neste exemplo, o caminho local do script auto_mount.bat é C:\test\. Portanto, o conteúdo no arquivo .vbs é o seguinte:
set ws=WScript.CreateObject("WScript.Shell") ws.Run "C:\test\auto_mount.bat /start",0
- Depois que a tarefa for criada, você poderá reiniciar o ECS e verificar se a configuração foi bem-sucedida. Depois que a configuração for bem-sucedida, o sistema de arquivos aparecerá automaticamente em This PC.