Montagem de um sistema de arquivos NFS para ECSs (Windows)
Depois de criar um sistema de arquivos, você precisa montar o sistema de arquivos em servidores para que eles possam compartilhar o sistema de arquivos.
Esta seção usa o Windows Server 2012 como o SO de exemplo para descrever como montar um sistema de arquivos NFS. Para outras versões, execute as etapas com base na situação real.
Um sistema de arquivos do SFS Capacity-Oriented pode suportar o protocolo NFS ou CIFS.
Nesta seção, os ECSs são usados como servidores de exemplo. As operações em BMSs e contêineres (CCE) são as mesmas que as operações em ECSs.
Pré-requisitos
- Você criou um sistema de arquivos e obteve o ponto de montagem do sistema de arquivos.
- Existe pelo menos um ECS que pertence à mesma VPC que o sistema de arquivos.
- O endereço IP do servidor DNS para resolver os nomes de domínio dos sistemas de arquivos foi configurado no ECS. Para obter detalhes, consulte Configuração do DNS.
Procedimento
- Vá para o console do ECS e faça logon no ECS que executa o Windows Server 2012.
- Instale o cliente de NFS.
- Clique em Server Manager no canto inferior esquerdo. A janela Server Manager é exibida, conforme mostrado na Figura 1.
- Clique em Add Roles and Features. Consulte Figura 2.
- Clique em Next conforme solicitado. Na página Server Roles, selecione Server for NFS, conforme mostrado na Figura 3.
- Clique em Next. Na página Features, selecione Client for NFS e clique em Next, conforme mostrado na Figura 4. Confirme as configurações e clique em Install. Se você instalar o cliente de NFS pela primeira vez, após a conclusão da instalação, reinicie o cliente e efetue logon no ECS novamente conforme solicitado.
- Modifique o protocolo de transferência de NFS.
- Verifique se o endereço IP do servidor DNS para resolver os nomes de domínio dos sistemas de arquivos foi configurado no ECS antes de montar o sistema de arquivos. Para obter detalhes, consulte Configuração do DNS. Os sistemas de arquivos do SFS Turbo não exigem resolução de nome de domínio.
- Execute o seguinte comando no prompt de comando do Windows Server 2012 (X é a letra da unidade do disco livre). Selecione o ECS que pertence à mesma VPC que o sistema de arquivos para montar o sistema de arquivos.
Para sistemas de arquivos do SFS Capacity-Oriented: mount -o nolock mount point X:
Para sistemas de arquivos do SFS Turbo: mount -o nolock -o casesensitive=yes IP address:/! X:
- Letra da unidade livre do disco: uma letra de unidade que não está em uso, como a letra de unidade E ou X.
- O ponto de montagem de um sistema de arquivos do SFS Turbo é o diretório raiz. Certifique-se de que um ponto de exclamação em inglês (!) seja adicionado ao ponto de montagem, por exemplo, 127.0.0.1:/!.
- casesensitive=yes indica que os nomes dos arquivos diferenciam maiúsculas de minúsculas durante a pesquisa de arquivos. Se este parâmetro não for adicionado, o desempenho da criação de arquivos em um diretório grande se deteriorará.
Você pode mover o cursor para o ponto de montagem e clicar em ao lado do ponto de montagem para copiar o ponto de montagem. Para obter detalhes, consulte Figura 8. Se as informações mostradas em Figura 9 forem exibidas, a montagem é bem-sucedida.
- Depois que o sistema de arquivos for montado com êxito, você poderá visualizar o sistema de arquivos montado na janela This PC, conforme mostrado na Figura 10.
Se a montagem falhar ou expirar, corrija a falha consultando Solução de problemas.
Para distinguir diferentes sistemas de arquivos montados em um ECS, é possível renomear os sistemas de arquivos clicando com o botão direito do mouse em um sistema de arquivos e escolhendo Rename.
Solução de problemas
Se um sistema de arquivos estiver montado em um ECS de Linux e em um ECS de Windows, no ECS de Windows, os dados não poderão ser gravados nos arquivos criados pelo ECS de Linux. Para resolver esse problema, modifique o registro e altere os valores UID e GID para 0 para acessos NFS do Windows. Esta seção usa o Windows Server 2012 como um exemplo. Faça o seguinte:
- Escolha Start > Run e digite regedit para abrir o registro.
- Digite o diretório HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\ClientForNFS\CurrentVersion\Default. Consulte Figura 11.
- Clique com o botão direito do mouse na área em branco e escolha New > DWORD Value no menu de atalho. Defina AnonymousUid e AnonymousGid como 0. Figura 12 mostra uma operação bem-sucedida.
- Depois de modificar o registro, reinicie o servidor para que a modificação tenha efeito.