Configuração de regras de grupo de segurança
Cenários
Um grupo de segurança é um conjunto de regras de controle de acesso para ECSs e instâncias de BD do RDS que têm os mesmos requisitos de proteção de segurança e são mutuamente confiáveis em uma VPC.
Antes de se conectar à instância de BD, você precisa criar regras de grupo de segurança para permitir que endereços IP e portas específicos acessem a instância do RDS.
Verifique em primeiro se o ECS e a instância de BD do RDS estão no mesmo grupo de segurança.
- Se eles estiverem no mesmo grupo de segurança, eles podem se comunicar uns com os outros por padrão. Nenhuma regra de grupo de segurança precisa ser configurada. Vá para Conexão a uma instância de BD a partir de um ECS do Linux.
- Se eles estiverem em grupos de segurança diferentes, configure as regras de grupo de segurança para eles, separadamente.
- Instância de BD do RDS: configure uma regra de entrada para o grupo de segurança ao qual a instância de BD do RDS está associada.
- ECS: a regra de grupo de segurança padrão permite todos os pacotes de dados de saída. Nesse caso, não é necessário configurar uma regra de grupo de segurança para o ECS. Se nem todo o tráfego de saída for permitido no grupo de segurança, será necessário configurar uma regra de saída para o ECS.
Esta seção descreve como configurar uma regra de entrada para uma instância de BD do RDS.
Para obter detalhes sobre os requisitos das regras de grupo de segurança, consulte a seção Adição de uma regra de grupo de segurança no Guia de usuário da Virtual Private Cloud.
Precauções
A regra de grupo de segurança padrão permite todos os pacotes de dados de saída. ECSs e instâncias de BD do RDS podem acessar umas às outras se estiverem no mesmo grupo de segurança. Depois que um grupo de segurança é criado, você pode configurar regras de grupo de segurança para controlar o acesso de e para as instâncias de BD no grupo de segurança.
- Por padrão, você pode criar um máximo de 100 grupos de segurança em sua conta de nuvem.
- Por padrão, você pode adicionar até 50 regras de grupo de segurança a um grupo de segurança.
- Uma instância do RDS pode ser associada a vários grupos de segurança e um grupo de segurança pode ser associado a várias instâncias do RDS.
- Muitas regras de grupo de segurança aumentarão a latência do primeiro pacote. É aconselhável criar não mais do que 50 regras para um grupo de segurança.
- Para habilitar o acesso a uma instância de BD do RDS a partir de recursos fora do grupo de segurança, você precisa configurar uma regra de entrada para o grupo de segurança associado à instância de BD do RDS.
Para garantir a segurança de seus dados e instâncias de BD, é aconselhável usar o princípio do privilégio mínimo para acesso ao banco de dados. Altere a porta do banco de dados (valor padrão: 3306) e defina o endereço IP como o endereço do servidor remoto ou qualquer endereço IP na menor sub-rede do servidor remoto para controlar o acesso do servidor remoto.
O valor padrão de Source é 0.0.0.0/0, indicando que as instâncias de BD do RDS no grupo de segurança podem ser acessadas a partir de qualquer endereço IP.
Para obter detalhes sobre os requisitos das regras de grupo de segurança, consulte a seção Adição de uma regra de grupo de segurança no Guia de usuário da Virtual Private Cloud.
Procedimento
- Faça logon no console de gerenciamento.
- Clique em no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
- Clique em no canto superior esquerdo da página e escolha Databases > Relational Database Service.
- Na página Instances, clique no nome da instância de BD.
- No painel de navegação, escolha Connectivity & Security. Na área Security Group Rules, clique no nome do grupo de segurança para exibir as regras do grupo de segurança.
Figura 1 Regras de grupos de segurança
- Clique em Add Inbound Rule ou Allow All IP para configurar regras de grupo de segurança.
Para adicionar mais regras de entrada, clique em .
Allow All IP permite que todos os endereços IP acessem instâncias de BD do RDS no grupo de segurança, o que representa altos riscos de segurança. Tenha cuidado ao realizar esta operação.
Figura 2 Adicionar uma regra de entrada
Tabela 1 Descrição do parâmetro da regra de entrada Parâmetro
Descrição
Exemplo de valor
Protocol & Port
Protocol: protocolo de rede. Opções disponíveis: All, TCP, UDP, ICMP ou GRE.
Custom TCP
Port: a porta pela qual o tráfego pode alcançar sua instância de BD.
As instâncias do RDS for MySQL podem usar a porta de banco de dados 1024 a 65535, excluindo 12017 e 33071, que são reservadas para uso do sistema do RDS.
3306
Type
Tipo do endereço IP.
- IPv4
- IPv6
IPv4
Source
Endereço de origem. Pode ser um único endereço IP, um grupo de endereços IP ou um grupo de segurança para permitir o acesso deles à sua instância de BD. Exemplos:
- Endereço IP único: 192.168.10.10/32 (IPv4); 2002:50::44/128 (IPv6)
- Todos os endereços IP: 0.0.0.0/0 (IPv4); ::/0 (IPv6)
- Intervalo de endereços IP: 192.168.1.0/24 (IPv4); 2407:c080:802:469::/64 (IPv6)
- Grupo de segurança: default_securitygroup
0.0.0.0/0
Description
Informações complementares sobre a regra de grupo de segurança. Este parâmetro é opcional.
A descrição pode conter no máximo 255 caracteres e não pode conter colchetes angulares (<) ou (>).
N/D