Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ Database Security Service/ Primeiros passos/ Primeiros passos com práticas comuns
Atualizado em 2025-12-29 GMT+08:00

Primeiros passos com práticas comuns

Depois de configurar o DBSS, você pode visualizar práticas comuns para usar melhor o DBSS.

Tabela 1 Práticas comuns

Prática

Descrição

Auditar um banco de dados

Auditar um banco de dados do ECS

A auditoria de banco de dados é implementada no modo fora do caminho. O agente de auditoria de banco de dados é implementado no banco de dados ou no servidor de aplicações para obter o tráfego de acesso, carregar dados de tráfego para o sistema de auditoria, receber comandos de configuração do sistema de auditoria e relatar os resultados de monitoramento do banco de dados, implementando auditoria de segurança em bancos de dados construídos no ECS ou no BMS.

Auditar um banco de dados do RDS (com agente instalado)

Auditoria de um banco de dados do RDS (sem agente)

O DBSS pode auditar a segurança de instâncias de banco de dados relacional. (Aplicações conectadas a essa instância de BD são implementadas no ECS.)

O DBSS pode auditar certos tipos de bancos de dados relacionais sem a necessidade de instalar agentes.

Agente de auditoria de banco de dados baseado em container

Para facilitar a O&M, você pode implementar o agente de auditoria de banco de dados em um grande número de aplicações ou bancos de dados em container de forma em lote. Isso torna a configuração mais rápida e fácil.

Verificação de um banco de dados

Detecção de redução de banco de dados

A auditoria de banco de dados fornece uma regra pré-configurada para verificar logs de auditoria em busca de riscos à segurança dos dados, como instruções SQL usadas para violação de dados.

Você pode saber a duração da execução, o número de linhas afetadas e as informações do banco de dados das instruções SQL.

Detecção de SQL lento

A auditoria de banco de dados fornece uma regra pré-configurada para verificar instruções SQL lentas, cujo tempo de resposta registrado nos logs de auditoria é maior que 1 segundo.

Você pode saber a duração da execução, o número de linhas afetadas e as informações do banco de dados das instruções SQL lentas e otimizar as instruções de acordo.

Verificação de tabela de banco de dados suja

Configure uma regra para detectar operações em tabelas sujas. Você pode configurar bancos de dados, tabelas e colunas desnecessários como tabelas sujas. Programas que acessam as tabelas sujas serão marcados como programas suspeitos.

Dessa forma, você pode detectar as instruções SQL que acessam tabelas sujas e detectar riscos de segurança de dados em tempo hábil.

DJCP MLPS

DBSS para itens de conformidade com o DJCP

O DBSS fornece soluções completas, ajudando você a concluir rapidamente e de forma econômica as modificações de segurança e a atender aos requisitos de certificação de segurança.

Configuração de auditoria de banco de dados

Configuração de auditoria de cluster Oracle RAC

Ao usar o DBSS para um cluster Oracle RAC, cada nó no cluster é considerado um banco de dados independente e requer um agente para encaminhar o tráfego de rede.

Configuração de regras de instância de auditoria de banco de dados

O DBSS permite que você rastreie atacantes com base em vários tipos de informações, incluindo o endereço IP de origem, a identidade do usuário, a aplicação, o horário de acesso, o banco de dados solicitado, a instrução SQL original e as operações.