Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ Image Management Service/ Perguntas frequentes/ Consultoria de imagem/ Quais são as diferenças entre imagens e backups?
Atualizado em 2024-09-09 GMT+08:00

Quais são as diferenças entre imagens e backups?

O CBR e o Image Management Service (IMS) têm algumas funções complementares e podem ser usados juntos em determinados cenários. Assim como o CBR, o IMS também pode ser usado para fazer backup de ECSs.

Diferenças entre backups e imagens

Tabela 1 lista as diferenças entre eles.

Tabela 1 Diferenças entre backups e imagens

Item

CBR

IMS

Conceito

Um backup contém o status, a configuração e os dados de um servidor ou disco em nuvem armazenados em um ponto de tempo específico para recuperação em caso de falha. Ele é usado para garantir a segurança dos dados e melhorar a disponibilidade.

Uma imagem fornece todas as informações necessárias para iniciar um servidor em nuvem. Ela é usada para criar um servidor em nuvem e implementar ambientes de software em lotes. Uma imagem de disco do sistema contém um sistema operacional e um software aplicativo pré-instalado para executar serviços. Uma imagem de disco de dados contém dados de serviço. Uma imagem do ECS inteiro contém dados do disco do sistema e discos de dados.

Método de utilização

  • Localização de armazenamento de dados: ao contrário dos dados do servidor ou do disco, os backups são armazenados no OBS. A exclusão de um disco não limpará seus backups.
  • Objeto de operação: o backup de um servidor ou disco pode ser feito em um determinado momento. O CBR suporta backup automático e exclusão automática, configurando políticas de backup.
  • Uso: os backups podem ser usados para restaurar dados no servidor ou disco original ou para criar um novo disco ou uma imagem do ECS inteiro.
  • Suporte à exportação para um PC local: não
  • Localização de armazenamento de dados: ao contrário dos dados do servidor ou do disco, os backups são armazenados no OBS. Se um servidor ou disco criado usando uma imagem for excluído, a imagem não será limpa.
  • Objeto de operação: o disco do sistema e os discos de dados de um servidor podem ser usados para criar imagens privadas. Você também pode criar imagens privadas usando arquivos de imagem externos.
  • Uso: imagens de disco do sistema ou imagens do ECS inteiro podem ser usadas para criar novos servidores, e imagens de disco de dados podem ser usadas para criar novos discos para migração de serviços.
  • Suporte à exportação para um PC local: sim. No entanto, as imagens do ECS inteiro não podem ser exportadas para um PC local.

Cenários de aplicação

O CBR aplica-se aos seguintes cenários:

  • Backup e restauração de dados
  • Implementação e migração rápidas de serviços

O IMS aplica-se aos seguintes cenários:

  • Migração de servidores para a nuvem ou entre nuvens
  • Implementação de um ambiente de software específico
  • Implementação de ambientes de software em lotes
  • Realização de backup de ambientes operacionais de servidor

Vantagens

Suporta backup automático. Os dados em um servidor ou disco em um determinado momento podem ser retidos periodicamente ou quantitativamente. Você pode fazer backup das VMs de VMware locais, sincronizar os backups com a nuvem e, em seguida, usar os backups para restaurar dados em novos ECSs.

Suporta backup de disco do sistema. Você pode importar a imagem do disco de dados de um servidor local ou de um servidor fornecido por outra plataforma de nuvem para o IMS e, em seguida, usar a imagem para criar um disco EVS.

Embora backups e imagens sejam armazenados no OBS, você não pode exibir dados de backup e imagem no OBS, porque eles não ocupam seus recursos. As taxas de backup são cobradas de acordo com os padrões de cobrança do CBR, e as taxas de armazenamento de imagens são cobradas de acordo com os padrões de cobrança do OBS.

Relação entre backups e imagens

  1. Você pode usar um backup de ECS para criar uma imagem de ECS inteiro.
  2. Antes de criar uma imagem de ECS inteiro para um ECS, você precisa fazer backup do ECS de destino.
  3. Um backup é compactado quando é usado para criar uma imagem, portanto, o tamanho da imagem gerada pode ser menor que o tamanho do backup.