Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda> Elastic Volume Service> Perguntas frequentes> Desempenho> Por que o IOPS de leitura do meu disco não consegue atingir o IOPS máximo teórico quando o uso de I/O do disco é de quase 100%?
Atualizado em 2023-12-28 GMT+08:00

Por que o IOPS de leitura do meu disco não consegue atingir o IOPS máximo teórico quando o uso de I/O do disco é de quase 100%?

Sintoma

Um disco de I/O ultra-alta de 500 GiB tinha um uso de I/O de 99,94%, mas tinha apenas IOPS de 12.000.

Descrição

  • O uso de 100% de I/O de disco não significa que o IOPS de disco atingem o máximo.

    O uso de I/O de disco calcula as operações de leitura ou gravação executadas por um disco em um período de medição. Ele descreve o quão ocupado um disco está, mas não o desempenho de I/O do disco.

    Os discos EVS podem processar solicitações de I/O simultaneamente, portanto, o uso de 100% de I/O do disco não significa que o disco encontre o gargalo de desempenho. Por exemplo, um disco EVS leva 0,1 segundo para processar uma solicitação de I/O e pode processar 10 solicitações de I/O simultaneamente. Se 10 solicitações de I/O forem enviadas em série, o disco levará 1 segundo para processar todas as solicitações de I/O. Nesse período de medição de 1 segundo, o uso de I/O do disco chega a 100%. No entanto, se 10 solicitações de I/O forem enviadas simultaneamente, o disco levará apenas 0,1 segundo para processar todas as solicitações. Dessa forma, o uso de I/O do disco em um período de medição de 1 segundo é de apenas 10%. Isso significa que um disco ainda pode processar solicitações de I/O mesmo que seu uso de I/O atinja 100%.

  • Por que o disco não atinge o IOPS máximo teórico?

    O máximo real de IOPS que um disco pode atingir é calculado da seguinte forma: IOPS do disco = Mín. (IOPS máx., IOPS mín. + IOPS por GiB x tamanho do disco). Para um disco de 500 GiB, seu IOPS é calculado da seguinte forma: IOPS do disco = Mín. (50.000, 1.800 + 50 × 500) = 26.800

    O IOPS de leitura do disco é o número de operações de leitura executadas pelo disco por segundo. O IOPS também é afetado pela latência. Em um cenário de acesso de fila única com blocos de dados de 4 KiB, a latência de acesso de um disco de I/O ultra-alta é de 1 ms, o que significa que o disco pode processar 1.000 solicitações (IOPS) em um segundo. IOPS de 12.000 indica que a profundidade da fila é 12. Para atingir o máximo teórico de IOPS (26.800), a profundidade da fila deve chegar a 26.

Desempenho Perguntas frequentes

more