Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ Distributed Cache Service/ Perguntas frequentes/ Cliente e conexão de rede/ Seleção de pool de conexão e configurações de parâmetro Jedis recomendadas
Atualizado em 2023-12-20 GMT+08:00

Seleção de pool de conexão e configurações de parâmetro Jedis recomendadas

Vantagens de pool de conexão Jedis

A comparação entre Lettuce e Jedis é a seguinte:

  • Lettuce
    • Lettuce não realiza a detecção de manutenção de atividade de conexão. Se existir uma conexão anormal no pool de conexões, um erro será relatado quando o tempo limite das solicitações.
    • Lettuce não implementa a validação do pool de conexões, como testOnBorrow. Como resultado, as conexões não podem ser validadas antes de serem usadas.
  • Jedis
    • Jedis implementa a validação do pool de conexão usando testOnBorrow, testWhileIdle e testOnReturn.

      Se testOnBorrow estiver ativado, a validação de conexão será executada quando as conexões estiverem sendo emprestadas, o que tem a maior confiabilidade, mas afeta o desempenho (a detecção é realizada antes de cada solicitação do Redis).

    • testWhileIdle pode ser usado para detectar conexões ociosas. Se o limite for definido corretamente, as conexões anormais no pool de conexões poderão ser removidas a tempo de evitar erros de serviço causados por conexões anormais.
    • Se uma conexão se tornar anormal antes da verificação de conexão ociosa, o serviço que usa a conexão pode relatar um erro. Você pode especificar o parâmetro timeBetweenEvictionRunsMillis para controlar o intervalo de verificação.

Portanto, Jedis tem melhores capacidades de tratamento e detecção de exceções e é mais confiável do que Lettuce em cenários onde há exceções de conexão e jitters de rede.

Configurações de parâmetros recomendadas do pool de conexão Jedis

Tabela 1 Configurações recomendadas de parâmetros de pool de conexão Jedis

Parâmetro

Descrição

Configuração recomendada

maxTotal

Número máximo de conexões

Defina esse parâmetro com base no número de threads HTTP do contêiner da Web e das conexões reservadas. Supondo que o parâmetro maxConnections do Conector de Tomcat esteja definido como 150 e que cada solicitação HTTP possa enviar simultaneamente duas solicitações ao Redis, é recomendável definir esse parâmetro como pelo menos 400 (150 x 2 + 100).

Limite: o valor de maxTotal multiplicado pelo número de nós do cliente (contêineres CCE ou VMs de serviço) deve ser menor que o número máximo de conexões permitidas para uma única instância do DCS Redis.

Por exemplo, se maxClients de uma instância principal/em espera do DCS Redis for 10.000 e maxTotal de um único cliente for 500, o número máximo de clientes será 20.

maxIdle

Número máximo de conexões ociosas

Defina este parâmetro para o valor de maxTotal.

minIdle

Número mínimo de conexões ociosas

Geralmente, é aconselhável definir este parâmetro para 1/X de maxTotal. Por exemplo, o valor recomendado é 100.

Em cenários sensíveis ao desempenho, você pode definir esse parâmetro para o valor de maxIdle para evitar o impacto causado por alterações frequentes na quantidade de conexão. Por exemplo, defina este parâmetro como 400.

maxWaitMillis

Tempo máximo de espera para obter uma conexão, em milissegundos

O tempo de espera máximo recomendado para obter uma conexão do pool de conexões é o tempo limite máximo tolerável de um único serviço menos o tempo limite para a execução do comando. Por exemplo, se o tempo limite máximo tolerável de HTTP for 15s e o tempo limite de solicitações do Redis for 10s, defina esse parâmetro como 5s.

timeout

Tempo limite de execução do comando, em milissegundos

Esse parâmetro indica o tempo limite máximo para execução de um comando do Redis. Defina este parâmetro com base na lógica do serviço. Geralmente, é aconselhável definir esse tempo limite para mais de 210 ms para garantir a tolerância a falhas de rede. Para lógica de detecção especial ou detecção de exceção de ambiente, você pode ajustar esse tempo limite para segundos.

minEvictableIdleTimeMillis

Tempo de despejo da conexão ociosa, em milissegundos. Se uma conexão não for usada por um período maior do que isso, ela será liberada.

Se você não quiser que o sistema restabeleça conexões desconectadas com frequência, defina esse parâmetro para um valor grande (xx minutos) ou defina esse parâmetro para –1 e verifique as conexões ociosas periodicamente.

timeBetweenEvictionRunsMillis

Intervalo para detectar conexões ociosas, em milissegundos

O valor é estimado com base no número de conexões ociosas no sistema. Por exemplo, se esse intervalo for definido como 30s, o sistema detectará conexões a cada 30s. Se uma conexão anormal for detectada dentro de 30s, ela será removida. Defina este parâmetro com base no número de conexões. Se o número de conexões for muito grande e esse intervalo for muito curto, os recursos de solicitação serão desperdiçados. Se houver centenas de conexões, é aconselhável definir esse parâmetro para 30s. O valor pode ser ajustado dinamicamente com base nos requisitos do sistema.

testOnBorrow

Indica se a validade da conexão deve ser verificada usando o comando ping ao emprestar conexões do pool de recursos. Conexões inválidas serão removidas.

Se o serviço for extremamente sensível a conexões e o desempenho for aceitável, você poderá definir esse parâmetro como True. Geralmente, é aconselhável definir esse parâmetro como False para habilitar a detecção de conexão ociosa.

testWhileIdle

Indica se o comando ping deve ser usado para monitorar a validade da conexão durante o monitoramento de recursos ociosos. Conexões inválidas serão destruídas.

Verdadeiro

testOnReturn

Indica se deve verificar a validade da conexão usando o comando ping ao retornar conexões ao pool de recursos. Conexões inválidas serão removidas.

Falso

maxAttempts

Número de tentativas de conexão quando o JedisCluster é usado

Valor recomendado: 3–5. Valor padrão: 5.

Defina esse parâmetro com base nos intervalos máximos de tempo limite das APIs de serviço e em uma única solicitação. O valor máximo é 10. Se o valor exceder 10, o tempo de processamento de uma única solicitação é muito longo, bloqueando outras solicitações.