Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ Direct Connect/ Perguntas frequentes/ Consulta de produto/ Como configurar a BFD para uma conexão?
Atualizado em 2023-12-01 GMT+08:00

Como configurar a BFD para uma conexão?

O que é a BFD?

Detecção de encaminhamento bidirecional (BFD) é um protocolo de rede projetado para detectar falhas entre dois dispositivos de encaminhamento conectados por um link.

Configuração da BFD padrão

Tabela 1 Configurações de parâmetro padrão

Parâmetro

Valor padrão

Global BFD

Disabled

Interval for sending BFD control packets

1000 ms

Interval for receiving BFD control packets

1000 ms

Local detection multiplier

3

WTR time

0

Delay before a BFD session becomes Up

0

Priority of BFD packets

7

Suporte de BFD para roteamento estático

Ao contrário dos protocolos de roteamento dinâmico, as rotas estáticas não têm um mecanismo de detecção dedicado. Se ocorrer uma falha, as rotas estáticas não poderão detectar a falha e os administradores de rede deverão excluir a rota estática. Com a BFD, as falhas em rotas estáticas podem ser detectadas.

Cada rota estática pode ser vinculada a uma sessão de BFD. Quando uma sessão de BFD limitada a uma rota estática detecta uma falha (por exemplo, o link muda de Up para Down), a BFD relata a falha ao módulo de gerenciamento de roteamento (RM), que, em seguida, configura a rota como inativa para indicar que a rota não está disponível e será excluída da tabela de rotas. Quando a sessão de BFD ligada à rota estática é estabelecida ou o link é alterado de Down para Up, a BFD relata o evento para o módulo de RM, que então configura a rota estática como ativa para indicar que a rota está disponível e será adicionada de volta à tabela de rotas.

Suporte de BFD para roteamento de BGP

O BGP envia periodicamente pacotes da manutenção de atividade a seus pares para detectar falhas. Detectar uma falha usando este mecanismo leva mais de 1 segundo. Se o tráfego for transmitido a taxas de gigabit, um grande número de pacotes será perdido. Para evitar a perda de pacotes, a BFD pode ser configurada para que o BGP detecte rapidamente falhas nos links entre pares de BGP e relate as falhas ao BGP para uma convergência rápida de rotas de BGP. Tabela 2 lista as velocidades de convergência do BGP.

Tabela 2 Velocidades de convergência do BGP

Vinculação de sessão de BFD

Mecanismo de detecção de falhas de link

Velocidade de convergência

Não vinculada

Pacotes da manutenção de atividade

Em segundos

Vinculada

Sessão de BFD no estado Down

Em milissegundos

Figura 1 Suporte de BFD para BGP

O RouterA pertence ao AS 100 e o RouterB pertence ao AS 200. Uma conexão de EBGP (Protocolo de gateway de borda externa) é estabelecida entre o RouterA e o RouterB. A BFD monitora o status da conexão de EBGP. Quando o link entre o RouterA e o RouterB se torna defeituoso, a BFD pode detectar rapidamente a falha e notificar o BGP.

Verificar a configuração da BFD

Você pode executar os seguintes comandos para exibir informações sobre a sessão de BFD configurada.

  • display bfd interface [interface-type interface-number]: verificar a interface habilitada para BFD.
  • display bfd session {all | static | discriminator discr-value | dynamic | peer-ip { default-ip | peer-ip [ vpn-instance vpn-instance-name ] } | static-auto } [ verbose ] : exibir informações sobre a sessão de BFD.
  • display bfd statistics: verificar as estatísticas globais da BFD.
  • display bfd statistics session { all | static | dynamic | discriminator discr-value | peer-ip default-ip | peer-ip peer-ip [ vpn-instance vpn-name ] | static-auto }: verificar as estatísticas da sessão de BFD.

Solução de problemas

  • A sessão de BFD não pode ser iniciada

    Causas comuns

    As causas comuns são as seguintes:

    • O link detectado pela sessão de BFD está com defeito. Como resultado, os pacotes de BFD não podem ser trocados.
    • A sessão de BFD oscila frequentemente.

    Procedimento

    1. Execute display current-configuration configuration bfd para verificar se os discriminadores locais e remotos em ambas as extremidades da sessão de BFD correspondem.
      • Se discriminadores locais e remotos em ambas as extremidades corresponderem, vá para 2.
      • Se os discriminadores locais e remotos em ambas as extremidades não correspondem, execute discriminator para configurar os discriminadores locais e remotos da sessão de BFD e execute então display bfd session all para verificar se a sessão de BFD está iniciada.
        • Se o valor do campo State for Up, a sessão de BFD foi estabelecida.
        • Se o valor do campo State não for Up, vá para 2.
    2. Execute display current-configuration configuration bfd para verificar se o tempo de detecção de BFD é mais longo do que o atraso antes que a sessão de BFD se torne iniciada.

      Tempo de detecção = Recebido detectar multi do sistema remoto x Máximo (RMRI local/DMTI recebido)

      Detect Multi é o multiplicador de detecção local, que é configurado executando o comando detect-multiplier. O Required Min Rx Interval (RMRI) é o intervalo mínimo para receber pacotes de BFD, que é configurado executando o comando min-rx-interval. O Desired Min Tx Interval (DMTI) é o intervalo mínimo para o envio de pacotes de BFD, que é configurado executando o comando min-tx-interval.

      O atraso do link pode ser obtido usando o comando ping ou tracert.

      Se o tempo de detecção de BFD é mais curto do que o atraso antes que a sessão de BFD se torne iniciada, execute detect-multiplier, min-rx-interval e min-tx-interval para aumentar o tempo de detecção de BFD para ser mais longo do que o atraso.

  • O resultado da detecção de BFD afeta o encaminhamento em uma interface

    Causas comuns

    A sessão de BFD está associada ao status da interface.

    Procedimento

    1. Execute display interface interface-type interface-number para verificar o status da interface ligada à sessão de BFD.
      • Se o valor do Line protocol current state estiver UP, o status da interface será afetado pelo status da sessão de BFD. Quando a sessão de BFD detecta uma falha de link, a interface entra no estado BFD status down. Vá para 2.
      • Se o valor do Line protocol current state for Up, mas a interface não puder encaminhar pacotes, o módulo de encaminhamento estará funcionando normalmente.
    1. Execute display bfd session all para exibir o status da sessão de BFD.

      Se a sessão de BFD estiver Down, vá para 3.

    1. Execute display current-configuration configuration bfd-session para verificar a configuração da sessão de BFD e para verificar se o comando process-interface-status está configurado.

      Se o comando process-interface-status estiver configurado, a interface entrará no estado DOWN (BFD status down) quando a sessão de BFD detectar uma falha de link e entrar no estado Down. Como resultado, a interface não pode encaminhar pacotes.

  • Parâmetros de BFD modificados não têm efeito

    Causas comuns

    A configuração não é confirmada depois que os parâmetros de sessão de BFD são modificados.

    Recomenda-se salvar os resultados de cada etapa de solução de problemas. Se a solução de problemas não corrigir a falha, você terá um registro de suas ações para fornecer ao pessoal de suporte técnico da Huawei.

    Procedimento

    Execute display current-configuration configuration bfd-session para verificar a configuração da sessão de BFD e para verificar se o comando commit está configurado.

    Se o comando commit estiver configurado, os parâmetros de BFD modificados serão confirmados.

    Se o comando commit não for usado, os parâmetros de BFD modificados não são confirmados. Execute commit para confirmar a configuração.