Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ Cloud Container Engine/ Perguntas frequentes/ Referência/ Quais são as diferenças entre CCE e CCI?
Atualizado em 2025-05-23 GMT+08:00

Quais são as diferenças entre CCE e CCI?

Descrição

Tabela 1 Introdução ao CCE e CCI

Cloud Container Engine (CCE)

Instância de contêiner de nuvem (CCI)

O CCE fornece clusters do Kubernetes altamente escaláveis, de alto desempenho e de classe empresarial e suporta contêineres de Docker. O CCE é uma plataforma de contêiner completa que fornece serviços de contêiner de pilha completa a partir do gerenciamento de cluster do Kubernetes, gerenciamento de ciclo de vida de aplicações em contêiner, malha de serviços de aplicações e gráficos Helm para gerenciamento de complementos, agendamento e monitoramento de aplicações e O&M. Com o CCE, você pode implementar, gerenciar e dimensionar facilmente as aplicações conteinerizadas na Huawei Cloud.

Para obter detalhes, consulte O que é o Cloud Container Engine?.

A Cloud Container Instance (CCI) é um mecanismo de contêiner sem servidor que permite executar contêineres sem criar ou gerenciar clusters de servidores. Com a CCI, você só precisa gerenciar serviços em contêiner executados no Kubernetes. Você pode criar e executar rapidamente cargas de trabalho de contêiner na CCI sem gerenciar clusters e servidores. Devido à arquitetura sem servidor, a CCI libera você de O&M de aplicações em contêiner e permite que você se concentre nos serviços em si.

Com a arquitetura sem servidor, você pode se concentrar na criação e operação de aplicações sem ter que criar ou gerenciar servidores, sem mencionar os problemas causados pela execução anormal do servidor. Tudo o que você precisa fazer é especificar os requisitos de recursos (em CPU e memória, por exemplo). Isso oferece uma abordagem mais focada nas necessidades de negócios e ajuda a reduzir os custos de gerenciamento e manutenção. Tradicionalmente, para executar cargas de trabalho em contêiner usando o Kubernetes, você precisa criar um cluster do Kubernetes primeiro.

Modo de criação

Tabela 2 Modos de criação

Cloud Container Engine (CCE)

Cloud Container Instance (CCI)

O CCE é um serviço hospedado do Kubernetes para gerenciamento de contêineres. Ele permite que você crie clusters nativos do Kubernetes com apenas alguns cliques.

Você precisa criar clusters e nós para usar o CCE. Eles são fáceis de criar em um console intuitivo e altamente disponíveis. Você não precisa gerenciar nós principais.

A CCI fornece um mecanismo de contêiner sem servidor. Ao implementar contêineres na HUAWEI CLOUD, você não precisa comprar e gerenciar ECSs, eliminando a necessidade de O&M e gerenciamento.

Você não precisa criar clusters, nós principais ou nós de trabalho, mas iniciar aplicações diretamente.

Cobrança

Tabela 3 Diferentes modos de cobrança

Aspecto

Cloud Container Engine (CCE)

Cloud Container Instance (CCI)

Preços

Recursos relacionados (como nós e largura de banda) serão criados quando o CCE for usado. Você precisa pagar por esses recursos.

Os recursos da instância CCI incluem CPUs, memória e GPUs. Você será cobrado pelas especificações reais de recursos da instância.

Modo de cobrança

Os modos de pagamento por uso e cobrança anual/mensal são suportados.

O modo de cobrança pagamento por uso é suportado.

Unidade de preço mínimo

Por hora

Cobrado pelo segundo. O período de execução da conta é de hora.

Cenários de aplicação

Tabela 4 Diferentes cenários de aplicação

Cloud Container Engine (CCE)

Cloud Container Instance (CCI)

Aplicável a todos os cenários. Geralmente, aplicações estáveis em larga escala e a longo prazo estão em execução. Por exemplo:

  • E-commerce
  • Serviço mid-end
  • Sistema de TI

Aplicável a cenários com horas óbvias de pico e fora de pico. Os recursos podem ser solicitados de forma flexível para melhorar a utilização dos recursos. Por exemplo:

  • Computação em lote
  • Computação de alto desempenho
  • Expansão em picos de tráfego
  • Teste de CI/CD

Criação de clusters

Tabela 5 Modos de criação

Cloud Container Engine (CCE)

Cloud Container Instance (CCI)

Processo de utilização do CCE:

  1. Criar um cluster

    Configurar informações básicas, como nome, região e rede.

  2. Criar um nó

    Especificar as especificações do nó e o tamanho do disco de dados.

  3. Configurar o cluster

    Instalar complementos de cluster, como rede, monitoramento e logs.

  4. Criar uma carga de trabalho no cluster

Processo de utilização da CCI:

  1. Criar um namespace

    Configurar informações básicas, como nome, região e rede.

  2. Criar uma carga de trabalho

Cooperação entre CCE e CCI

Ao instalar o complemento virtual-kubelet, você pode usar a CCI para implementar pods para as suas Implementações, StatefulSets e jobs no CCE quando ocorrerem picos de serviço, o que pode reduzir o consumo causado pelo dimensionamento do cluster.

Funções:

  • Cria pods automaticamente em segundos. Quando os recursos do cluster do CCE são insuficientes, você não precisa adicionar nós ao cluster. virtual-kubelet cria automaticamente pods na CCI, eliminando a sobrecarga de redimensionamento do cluster do CCE.
  • Funciona perfeitamente com o SWR da HUAWEI CLOUD para você usar imagens públicas e privadas.
  • Suporta sincronização de eventos, monitoramento, registro em logs, execução de comandos remotos e consulta de status para pods da CCI.
  • Permite exibir as informações de capacidade sobre nós elásticos virtuais.
  • Suporta conectividade entre pods do CCE e CCI por meio de Serviços.

Para obter detalhes, consulte Dimensionamento elástico de pods de CCE para CCI.