Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ Cloud Container Engine/ Perguntas frequentes/ Armazenamento/ Quais são as diferenças entre as classes de armazenamento do CCE em termos de armazenamento persistente e montagem de vários nós?
Atualizado em 2025-05-23 GMT+08:00

Quais são as diferenças entre as classes de armazenamento do CCE em termos de armazenamento persistente e montagem de vários nós?

O armazenamento de contêineres fornece armazenamento para cargas de trabalho de contêiner. Suporta várias classes de armazenamento. Um pod pode usar qualquer quantidade de armazenamento.

Atualmente, o CCE suporta volumes locais, EVS, SFS, SFS Turbo e OBS.

A tabela a seguir lista as diferenças entre essas classes de armazenamento.

Tabela 1 Diferenças entre as classes de armazenamento

Classe de armazenamento

Armazenamento persistente

Migração automática com contêineres

Montagem de multi-nó

Volumes locais

Compatível

Não compatível

Não compatível

Volumes do EVS

Compatível

Compatível

Não compatível

Volumes do OBS

Compatível

Compatível

Compatível. Esse tipo de volume pode ser compartilhado entre vários nós ou cargas de trabalho.

Volumes do SFS

Compatível

Compatível

Compatível. Esse tipo de volume pode ser compartilhado entre vários nós ou cargas de trabalho.

Volumes do SFS Turbo

Compatível

Compatível

Compatível. Esse tipo de volume pode ser compartilhado entre vários nós ou cargas de trabalho.

Selecionar uma classe de armazenamento

Você pode usar os seguintes tipos de volumes de armazenamento ao criar uma carga de trabalho. É aconselhável armazenar dados de carga de trabalho em volumes do EVS. Se você armazenar dados de carga de trabalho em um volume local, os dados não poderão ser restaurados quando ocorrer uma falha no nó.

  • Volumes locais: monte o diretório de arquivos do host onde um contêiner está localizado em um caminho de contêiner especificado (correspondente a hostPath no Kubernetes). Como alternativa, você pode deixar o caminho de origem vazio (correspondente a emptyDir no Kubernetes). Se o caminho de origem for deixado vazio, um diretório temporário do host será montado no ponto de montagem do container. Um caminho de origem especificado é usado quando os dados precisam ser armazenados de forma persistente no host, enquanto emptyDir é usado quando o armazenamento temporário é necessário. Um ConfigMap é um tipo de recurso que armazena dados de configuração exigidos por uma carga de trabalho. Seu conteúdo é definido pelo usuário. Um segredo é um tipo de recurso que contém dados confidenciais, como autenticação e informações-chave. Seu conteúdo é definido pelo usuário.
  • Volumes do EVS: monte um volume do EVS em um caminho de contêiner. Quando o contêiner é migrado, o volume do EVS montado é migrado em conjunto. Essa classe de armazenamento é aplicável quando os dados precisam ser armazenados permanentemente.
  • Volumes do SFS: crie volumes SFS e monte-os em um caminho de contêiner. Os volumes do sistema de arquivos criados pelo serviço SFS subjacente também podem ser usados. Os volumes do SFS são aplicáveis ao armazenamento persistente para leitura/gravação frequente em vários cenários de carga de trabalho, incluindo processamento de mídia, gerenciamento de conteúdo, análise de Big Data e análise de carga de trabalho.
  • Volumes do OBS: crie volumes do OBS e monte-os em um caminho de contêiner. Os volumes do OBS são aplicáveis a cenários como carga de trabalho na nuvem, análise de dados, análise de conteúdo e objetos de hotspot.
  • Volumes do SFS Turbo: crie volumes do SFS Turbo e monte-os em um caminho de contêiner. Os volumes de arquivos do SFS Turbo são rápidos, sob demanda e escaláveis, o que os torna adequados para DevOps, micros serviços conteinerizados e aplicações de escritório corporativo.