Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2022-11-07 GMT+08:00

Conceitos básicos

Conceitos básicos relacionados às API do OBS

  • Conta

    Você pode registrar uma conta com a HUAWEI CLOUD. A conta tem permissões de acesso total para todos os recursos e serviços de nuvem que estão inscritos sob a conta. A conta também pode redefinir senhas de usuário e conceder permissões aos usuários. Uma conta é uma entidade de pagamento. Para manter a conta segura, é recomendável que você crie usuários sob a conta para realizar operações de gerenciamento de rotina.

  • Usuário

    Você pode criar usuários em uma conta no Identity and Access Management (IAM) e autorizar os usuários com as permissões necessárias para acessar os serviços de nuvem. Cada usuário do IAM tem suas próprias credenciais de identidade (senha e chaves de acesso).

    Na página Minhas credenciais no console, você pode visualizar o ID da conta e o ID do usuário, você também pode gerenciar as chaves de acesso da conta e dos usuários do IAM.

    As chaves de acesso da conta e seus usuários do IAM são necessárias para autenticação ao chamar as API.

  • Bucket

    Um bucket é um contêiner onde os objetos são armazenados. É um namespace superior no OBS. Cada objeto deve residir em um bucket. Por exemplo, se o objeto picture.jpg estiver armazenado no bucket de fotos, você poderá usar o seguinte URL para acessar o objeto http://photo.obs.region.myhuaweicloud.com/picture.jpg

  • Objetos

    Um objeto é uma unidade básica de dados no OBS. Um bucket pode armazenar vários objetos, e o OBS não faz distinção entre tipos de objetos. Os objetos são serializados no OBS. Um objeto pode ser um texto, um vídeo ou qualquer outro tipo de arquivo. No OBS, o tamanho de um arquivo pode variar de 0 bytes a 48,8 TB. No entanto, quando um objeto é carregado através da operação PutObject, ele não pode exceder o tamanho máximo de 5 GB. Use o método de upload de várias partes, se o tamanho do objeto for maior que 5 GB.

  • Região

    Uma região é uma área geográfica na qual os recursos da nuvem são implantados. As zonas de disponibilidade (as AZ) na mesma região podem se comunicar umas com as outras através de uma intranet, enquanto as AZ em regiões diferentes são isoladas umas das outras. A implantação de recursos de nuvem em diferentes regiões pode se adequar melhor a determinados requisitos do usuário ou estar em conformidade com as leis ou regulamentos locais.

    Cada bucket do OBS deve residir em uma região. Você pode especificar a região ao criar o bucket. Depois que um bucket é criado, sua região não pode ser alterada. Selecione a região mais apropriada para um bucket com base no local, no custo e nos requisitos de conformidade normativa. Para obter detalhes sobre opções, consulte Endpoints.

  • AZ

    Uma AZ é composta por um ou mais data centers físicos equipados com instalações independentes de ventilação, incêndio, água e eletricidade. Computação, rede, armazenamento e outros recursos em uma AZ são logicamente divididos em vários clusters. As AZ dentro de uma região são interconectadas usando fibras ópticas de alta velocidade para permitir que você construa sistemas de alta disponibilidade cross-AZ.

  • Projeto empresarial

    Projetos empresariais agrupam e gerenciam recursos entre regiões. Os recursos em projetos empresariais são logicamente isolados uns dos outros. Um projeto empresarial pode conter recursos de várias regiões e os recursos podem ser adicionados ou removidos de projetos empresariais. Para obter mais informações sobre projetos da empresa e como obter os ID de projeto da empresa, consulte Guia de usuário do Enterprise Management.

Diferenças entre OBS 3.0 e OBS 2.0

A arquitetura OBS evoluiu por duas gerações, OBS 2.0 e OBS 3.0. Agora, um bucket recém-criado e objetos no bucket são armazenados no armazenamento do OBS 3.0, mas os buckets existentes no armazenamento do OBS 2.0 ainda são retidos lá.

Os recursos e funções básicos do OBS são suportados pelo OBS 3.0 e pelo OBS 2.0. No entanto, alguns novos recursos são suportados apenas pelo OBS 3.0, como classe de armazenamento de objetos, autenticação federada, processamento de imagem e replicação entre regiões.

Você pode verificar as informações da versão do bucket no Console do OBS ou usar a operação Head Bucket API para verificar se seu bucket está no OBS 2.0 ou no OBS 3.0. Os detalhes estão a seguir:

Método 1: Log in to OBS Console and check the bucket basic information.

Se Bucket Version for 3.0, o bucket será armazenado no OBS 3.0. Caso contrário, o bucket é armazenado no OBS 2.0.

Método 2: Perform the Head Bucket API operation to check the bucket version.

Pedido da amostra:

1
2
3
4
5
HEAD / HTTP/1.1
Host: bucketname.obs.region.myhuaweicloud.com
Accept: */*
Date: WED, 01 Jul 2015 02:23:25 GMT
Authorization: authorization string

Resposta de exemplo:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
HTTP/1.1 200 OK
Server: OBS
x-obs-request-id: BF2600000163D80E4C5F20FDD5BD0085
x-obs-bucket-location: ap-southeast-1
Content-Type: application/xml
x-obs-version: 3.0
x-obs-id-2: 32AAAQAAEAABAAAQAAEAABAAAQAAEAABCS8wS9l00ll4oMWmdniV7XmdAvfewrQq
Date: WED, 01 Jul 2015 02:23:25 GMT
Content-Length: 0

Nesta resposta, x-obs-version: 3.0 indica que o bucket está armazenado no OBS 3.0. Se esse cabeçalho não existir ou se o valor desse cabeçalho for exibido de outra forma, o bucket será armazenado no OBS 2.0.

Para obter mais informações sobre a API Head Bucket, consulte Obtenção de metadados de um bucket.